ESG na construção civil: quais os benefícios para as empresas do setor?

Redação TCN
March 14, 2024

Com as mudanças climáticas e uma preocupação global sobre o futuro do planeta, sociedade e consumidores em geral têm questionado como os diferentes setores têm contribuído para que o mundo fique mais sustentável e inclusivo. 

Isso tem impulsionado mudanças significativas na forma como comercializar produtos e serviços e nesse cenário a agenda ESG, que abrange aspectos relacionados a meio ambiente, governança e social tem ganhado destaque inclusive na construção civil.

Neste artigo, exploraremos a importância do ESG na construção civil, seus principais pilares e como as empresas do setor estão integrando esses princípios em suas operações.

O que é ESG?

ESG é uma sigla que representa três fatores cruciais para avaliar desempenho e responsabilidade corporativa de uma empresa: 

Quais os benefícios da aplicação dos critérios ESG na construção civil?

Aliar a pauta ESG às ações estratégicas das empresas de construção civil pode trazer grandes benefícios a curto, médio e longo prazo, entre eles

1.Economia financeira: A implementação de práticas sustentáveis e eficientes, como o uso de tecnologias ecoeficientes e a gestão eficaz de recursos, pode resultar em economia de custos operacionais. Práticas sustentáveis, como a gestão de resíduos, por exemplo, a eficiência na gestão de resíduos, pode diminuir os custos associados ao descarte 

2. Fortalecimento da imagem reputacional: Empresas que adotam práticas sustentáveis, se envolvem em iniciativas sociais e implementação de práticas de governança transparentes, éticas e eficientes, tendem a consolidar sua reputação positiva no mercado.

3. Atração de novos investimentos: Segundo a pesquisa "Global Reporting and Institutional Investor Survey" da consultoria EY, práticas alinhadas à agenda ESG se tornaram um fator decisivo na tomada de decisão para investidores. Por isso, empresas que estão alinhadas com práticas sustentáveis estão mais propensas a ganhar a confiança do mercado.

Como aplicar os princípios ESG na construção civil?

Quando se fala em ESG muito se foca na parte de sustentabilidade ambiental e pode ser deixada em segundo plano a importância do "social" que faz parte da sigla. 

Pensar no impacto que determinado projeto provoca na comunidade em que está inserido, por exemplo, pode ter uma importância muito significativa na melhora da percepção da qualidade de vida das pessoas ainda durante as obras. 

A inclusão de iluminação nos tapumes em calçadas com trânsito de pedestres é um exemplo prático dessa mentalidade, demonstrando sensibilidade às necessidades locais e melhorando a segurança e comodidade para a população afetada.

Além disso, ampliar a perspectiva social pode envolver práticas como a contratação de mão de obra local, investimentos em treinamento profissional para a comunidade, e o desenvolvimento de espaços públicos acessíveis e benéficos para os moradores. 

Destacar esses aspectos sociais não apenas contribui para uma imagem mais positiva da construção civil, mas também fortalece a integração e o comprometimento com o bem-estar das comunidades envolvidas.

Considerando a crescente importância do ESG no setor empresarial, adotar práticas socialmente responsáveis não só atende a demandas éticas, mas também pode gerar benefícios econômicos a longo prazo, criando relações mais sólidas e sustentáveis com as comunidades locais.