Por que o mercado de franquias impulsiona o crescimento de shopping centers?

Redação TCN
September 23, 2024

É inegável que os shopping centers se tornaram um destino preferido para quem busca realizar compras, refeições, ou desfrutar de momentos de lazer, seja sozinho ou em família. E quando pensamos em shoppings, é comum encontrar franquias de marcas conhecidas, seja na praça de alimentação, em quiosques localizados nos corredores ou em lojas. 

Mais do que uma prática comum, o mercado de franquias tem impulsionado de maneira significativa a retomada do crescimento dos shoppings no Brasil, colaborando para o consumidor ter uma experiência mais atrativa. Mas o que está por trás desse movimento?

No blog de hoje, exploramos o crescimento dos mercados de franquias e de shoppings centers e como a expansão das franquias tem contribuído para impulsionar o mercado de shoppings no país.

Números do mercado de franquias no Brasil

O mercado de franquias tem sido a menina dos olhos de muitos empreendedores que buscam novas oportunidades de negócios ou expansão de suas operações. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, só no primeiro trimestre deste ano, o setor gerou um faturamento superior a R$ 60,5 milhões. Isso representa um crescimento de 19,1% em relação ao mesmo período de 2023.

O segmento de alimentação foi o principal destaque, com crescimento de quase 44% no faturamento. 

Setor de shoppings center continua em crescimento

Paralelamente ao crescimento do mercado de franquias, os shoppings centers voltam a se consolidar como polo de expansão e atraem cada vez mais investidores. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em 2023 as vendas em shoppings alcançaram os patamares pré-pandemia, com um crescimento de 1,5% em relação a 2022. Isso demonstra uma recuperação sólida do setor, e que, mesmo com as facilidades do e-commerce, muitos consumidores ainda preferem locais como shoppings para compra de produtos e vivenciar novas experiências.

Outro dado relevante é que a Área Bruta Locável (ABL) dos shoppings tem crescido a um ritmo médio de 2,5% ao ano desde 2016. Para 2024, estavam previstas as inaugurações de 18 novos shoppings, representando um crescimento de 1,5% na ABL em relação a 2023.

Esses números demonstram que os shopping continuam sendo uma força significativa no varejo, capazes de se adaptar tanto às mudanças no comportamento dos consumidores como às novas dinâmicas do mercado.

O levantamento também aponta que há uma forte tendência na expansão de centros comerciais que priorizam experiências diferenciadas, incluindo gastronomia e lojas selecionadas, como é o caso dos shoppings centers. 

Como as franquias impulsionam o crescimento dos shoppings centers

Tanto o setor de franquias quanto o de shoppings centers estão em plena expansão e, juntos, formam uma combinação poderosa que pode impulsionar ainda mais o crescimento desses empreendimentos. 

Recentemente, a Abrasce realizou o estudo “Mix dos shoppings: impacto das franquias”, com a AGP Pesquisas. O levantamento, que teve como objetivo identificar o total de marcas e as mais presentes no setor, trouxe resultados interessantes em relação ao  tema.

Das 13 marcas presentes em mais de 50% dos shoppings no Brasil, nove são franquias. Além disso, se considerarmos o total de lojas em shoppings, observa-se que as categorias com maior peso das franquias são: Calçados (56%), Alimentação (48%) e Perfumaria e Cosméticos (44%).

Outro dado interessante presente no estudo é que dentre as 1.395 marcas filiadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), 530 têm presença em shoppings, correspondendo a 38% do total de marcas da entidade.

Mas por que as franquias impactam positivamente a expansão e o crescimento dos shoppings centers no país?

Modelo de negócios

Franquias oferecem modelos de negócios com forte reconhecimento de marca, o que possibilita atrair consumidores  que já conhecem e confiam nesses produtos e serviços. 

Isso faz com que os shopping centers também sejam locais estratégicos para a expansão deste modelo de negócio, já que concentram um público diversificado, o que acaba por impulsionar o crescimento das vendas. 

Experiência consistente dos clientes

Uma vez que possuem padrões bem definidos, as franquias proporcionam uma experiência consistente para os clientes. Isso também ajuda a fidelizar o público, que não mede esforços para ir até onde a marca está, resultando em um crescimento mútuo e sustentável.

Além disso, ao oferecer uma variedade de marcas e produtos, as franquias atendem a diferentes necessidades e preferências, aumentando o tempo de permanência dos clientes no shopping, facilitando o aumento do consumo.

Atração de novos investidores

A presença de marcas conhecidas torna o shopping um investimento mais seguro e atraente, facilitando a captação de recursos e atraindo novos locatários.

Além disso, marcas renomadas ajudam a elevar o perfil do shopping, tornando-o um destino desejável para outras empresas e gerando um efeito cascata que beneficia desde os lojistas até os consumidores.

Conclusão

A combinação entre o mercado de franquias e o setor de shopping centers cria uma sinergia que impulsiona tanto a lucratividade quanto a atratividade desses empreendimentos. Enquanto as franquias agregam valor às operações dos shoppings, estes oferecem um ambiente ideal para o crescimento e sucesso das marcas.

Esta parceria fortalece a presença das marcas em espaços físicos e oferece aos consumidores uma experiência completa de convivência, compras e lazer. 

Referências:
https://www.jll.com.br/pt/tendencias-insights/investidor/shopping-resiliencia-atraindo-investidores 
https://www.abf.com.br/estudo-da-abrasce-mapeia-cerca-de-25-mil-marcas-distintas-em-shoppings-destacando-a-evolucao-das-franquias-no-setor/#:~:text=Se%20considerarmos%20o%20mercado%20de,pesquisa%20no%20site%20da%20entidade
https://monitormercantil.com.br/expansao-de-franquias-impulsiona-abertura-de-novos-shoppings-no-brasil/