Luxo em alta: o impacto das grifes renomadas no mercado imobiliário

Equipe TCN
March 6, 2025

Nos últimos anos, o mercado imobiliário de luxo tem passado por uma transformação significativa. 

Proporcionar ao cliente experiências únicas e encantadoras tem feito com que empresas do setor ofereçam empreendimentos que contam com um toque especial de marcas icônicas e luxuosas. E ao que tudo indica este não é um fato passageiro, o que pode trazer benefícios significativos para o segmento no longo prazo. 

No blog de hoje vamos explorar a ascensão das marcas de luxo no mercado imobiliário, as principais características destes empreendimentos e benefícios para o setor. 

A ascensão das marcas de luxo e mercado imobiliário

Com mercado consolidado e altamente em evidência, empresas têm buscado formas de expandir seus negócios,unindo marcas renomadas aos empreendimentos.

Surgem assim os condomínios vinculados a grifes renomadas. Também conhecidos como branded condos ou branded residence, esse tipo de empreendimento já conta com  assinatura de marcas renomadas por vários países, como Versace, Giorgio Armani, Porsche, Bentley, Ritz-Carlton, Four Seasons, entre outros. 

De acordo com estudo da consultoria britânica Knight Frank, globalmente já são 324 projetos em andamento neste quesito que somam em média 26 mil unidades em 52 países. 

Mercado de luxo no Brasil

O mercado de luxo no Brasil tem se mostrado resiliente e aberto a novas tendências. Segundo estudos da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras), nos últimos três semestres de 2024, o segmento de luxo representou, em média, 28% do Valor Geral de Vendas (VGV) nas 10 maiores cidades do Brasil. Já em número de unidades lançadas, o setor registrou uma participação estável de 5%, refletindo sua resiliência.

Com um  cenário positivo, o segmento tem se inspirado nessa tendência global e investido em projetos inéditos que unam sofisticaçãoe marcas luxuosas. Como exemplo recente, temos o novo arranha-céu que será construído em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina  pela construtora Embraed  e será assinado pela grife italiana Armani. 

O residencial terá 270 metros de altura, 78 andares e 113 apartamentos de alto luxo.

Além de contar com apartamentos totalmente personalizáveis, as áreas comuns foram totalmente projetadas pelo Armani/Casa Interior Design Studio, de modo que contarão com acessórios Armani/Casa.

Quais as principais características dos empreendimentos imobiliários aliados a grandes marcas? 

Projetos imobiliários que unem marcas de luxo em suas entregas possuem características marcantes e únicas.

Afinal, as marcas transformam imóveis residenciais em extensões da sua identidade, traduzindo o estilo de vida que estas marcas representam. Projetos exclusivos são assinados por profissionais renomados, onde o design interior é pensado meticulosamente para refletir a sofisticação e conforto. 

Em suma, são sinônimos de qualidade superior em termos de materiais e acabamentos. Outro ponto que vale ressaltar é que muitas vezes as marcas podem limitar a produção de suas peças, lançando projetos únicos, que geralmente agregam mais valor ao imóvel. 

Quais os benefícios de unir mercado imobiliário e marcas de luxo?

Mais do que uma tendência, a união de marcas de luxo e empresas do mercado imobiliário tem proporcionado boas oportunidades para incorporadoras, compras e grifes renomadas em termos de negócios. 

Para as incorporadoras, esta é a chance de apresentar um projeto diferenciado no mercado, afinal a assinatura de uma marca conhecida destaca o empreendimento entre os demais. Consequentemente, aumenta a valorização do imóvel, atraindo mais compradores e investidores. 

Para compradores ou investidores é uma oportunidade única de contar com um imóvel que possui um senso  de estilo e exclusividade próprios com alto padrão nos detalhes e acabamentos. Vale lembrar que o público que compra imóveis de luxo, em geral, não depende de financiamento, mas é atraído por produtos sofisticados e inovadores. Isso faz com que busquem uma melhora na qualidade de vida além do ganho patrimonial de longo prazo. 

Assim, a aquisição de um imóvel  associado a uma marca renomada, também ajuda a maximizar o preço de venda dos imóveis e proporcionar boa lucratividade futura.

Conclusão

A ascensão das marcas de luxo no mercado imobiliário não é apenas uma tendência passageira; é uma mudança na forma como o luxo é percebido e vivido. 

À medida que essa tendência se expande, tanto os consumidores quanto os investidores devem estar atentos às novas oportunidades que surgem nesse cenário dinâmico. 

Além disso, este movimento no setor posiciona o país como um competidor atraente no cenário global, atraindo investimentos e elevando a qualidade das ofertas disponíveis. 

Referências:

  1. https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/12/25/grife-armani-arranha-ceu-alto-luxo-balneario-camboriu.ghtml?utm_source=the_news&utm_medium=newsletter&utm_campaign=26-12-2024
  2. https://www.abrainc.org.br/mercado-imobiliario/2024/10/31/mercado-de-imoveis-de-luxo-segue-aquecido-nas-maiores-cidades-do-brasil-aponta-estudo-da-abrainc 
  3. https://www.uol.com.br/splash/colunas/amaury-jr/2024/11/06/marcas-de-luxo-no-setor-imobiliario-um-novo-territorio.htm 
  4. https://veja.abril.com.br/comportamento/o-que-esta-por-tras-da-onda-de-predios-assinados-por-marcas-famosas 
  5. https://myside.com.br/guia-imoveis/edificio-de-luxo