Percepção de vacância: a situação do varejo pós-pandemia

May 18, 2023

O “novo normal” do mundo pós-pandemia de COVID-19 continua sendo tema de debates e seus reflexos percebidos nos mais diversos segmentos da vida cotidiana, inclusive no mercado imobiliário.

A mudança dos hábitos de consumo e de trabalho provocaram a redução da necessidade de espaços físicos, com a ascensão do home office e a facilidade de acesso a bens e serviços online. Isto, somado à alta nos custos de locação, resultou em um aumento na vacância no setor imobiliário, notada até em grandes centros, como em Nova York.

O tema foi abordado em uma recente publicação da Bloomberg, que analisou os impactos do crescimento do trabalho remoto e da redução da semana de trabalho presencial nas vendas de restaurantes, bares e do comércio, reduzindo inclusive as receitas da prefeitura para manter a qualidade do transporte público.

Uma pesquisa recente da FipeZAP+ apontou a maior alta no valor de imóveis em oito anos, atrás apenas dos dados coletados de 2014, o que pode ter impacto na manutenção de grandes escritórios e lojas com maior área de estoque. 

Em sua participação na NRF 2023, Jeff Gennette, diretor-executivo da Macy’s, considerou uma verdade inevitável que as novas lojas são bem menores do que costumavam ser e com estoque físico reduzido. 

Essas mudanças de comportamento tornam essencial a busca pela adaptação, não só do espaço físico em si, mas do modelo de negócio

Encontrar maneiras de tornar o trabalho e o varejo físicos mais atraentes, criando atividades que provoquem a sensação de bem-estar e o desejo pela experiência presencial são ferramentas importantes que influenciam na cadeia produtiva do mercado imobiliário e corroboram para reduzir a vacância. 

É também responsabilidade de quem atua no mercado imobiliário promover a negociação holística entre proprietários e inquilinos, de modo a concretizar negócios duradouros enquanto é oferecido suporte e mecanismos de incentivos que considerem o momento do mercado, ao mesmo tempo em que atuam para qualificar o mix de locação que irá ocupar os espaços disponíveis. 

Pensar na qualificação do mix da locação é tão importante para quem está envolvido no negócio quanto para o entorno do imóvel que é ocupado, sendo muitas vezes fator de valorização ou desvalorização imobiliária. 

Ficou interessado em saber mais sobre como é possível tornar a experiência presencial mais atraente? Vem ler nosso artigo sobre a importância das conexões emocionais diante das tendências de consumo digital.

Referências:

Neste artigo, utilizamos como fontes:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/01/11/preco-de-imoveis-residenciais-fecha-2022-com-a-maior-alta-em-oito-anos-diz-fipezap.ghtml

https://www.bloomberglinea.com.br/2023/02/14/o-preco-do-trabalho-remoto-em-manhattan-centro-financeiro-global-us-124-bi/